doenças crônicas

5 principais doenças crônicas no Brasil

As doenças consideradas crônicas são responsáveis por boa parte dos atendimentos médicos realizados no país. Essa é uma situação que pode e deve ser amenizada com base em conhecimento e promoção aos cuidados preventivos. Por esse motivo, elaborei este artigo com 5 principais doenças crônicas no Brasil – assim, você poderá ter a melhor orientação para sua saúde.

O que são doenças crônicas

Antes de abordarmos quais são as principais doenças crônicas no Brasil é importante que você entenda a sua definição, para que, assim, possa ter a informação correta dessa classificação.

É considerada crônica a doença que tem duração e persistência de médio a longo prazo e cujo tratamento é realizado por acompanhamento em um período mais extenso e, em alguns casos, de forma ininterrupta.

Conheça 5 principais doenças crônicas do Brasil

Agora que você aprendeu o real conceito do que é uma doença crônica, chegou o momento de conhecer 5 principais doenças no Brasil que são classificadas como crônicas.

1 — Hipertensão Arterial Sistêmica — HAS

A hipertensão arterial sistêmica é uma doença crônica que assola muitos brasileiros, independente da sua faixa de idade, pois, pode acometer crianças, jovens, adultos e idosos.

Essa doença caracteriza-se pela força além do normal que o sangue exerce sobre as paredes das artérias, para que possa circular por todo o corpo.

Seu tratamento consiste no uso de medicamentos e práticas mais saudáveis no dia a dia.

2 — Diabetes

Assim como a hipertensão, o diabetes também é uma doença crônica muito comum entre os brasileiros, seja por fatores externos — como maus hábitos de alimentação e qualidade de vida — seja por fatores hereditários.

Essa patologia metabólica se apresenta pela incapacidade de o organismo produzir insulina, ou dificuldades de a insulina agir de forma adequada no organismo. Independente de qual seja a forma que o diabetes se apresenta, a sua reação gera dificuldade no controle dos níveis de açúcar no organismo.

3 — Artrite

A artrite é uma doença crônica que causa processos inflamatórios nas articulações e, por isso, causa dor e inchaços nessas áreas, bem como provoca dificuldades de locomoção (nos casos mais graves).

É uma doença que não tem cura, porém, pode ser tratada e controlada, situação que proporciona melhor qualidade de vidas aos seus portadores.

4 — Colesterol alto

O colesterol alto é uma doença crônica causada principalmente pelo ambiente externo – nesse caso, pelo consumo exagerado de gorduras. Essa doença pode causar sérios danos à saúde, especialmente problemas cardiovasculares.

É um tipo de patologia que pode ser tratada com medicamentos e mudanças dos hábitos alimentares e a prática de exercícios de forma regular.

5 — Depressão

A depressão é uma doença crônica que se tornou muito comum entre os brasileiros e tem como causas elementos externos, como acontecimentos que afetam a saúde psicológica do indivíduo, e elementos internos, como alterações hormonais e doenças graves, como o Acidente Vascular Cerebral.

Ao conhecer algumas dessas doenças crônicas que afetam os brasileiros, fica mais fácil para que você identifique os sintomas e as suas principais causas, para que possa agir de forma profilática.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como clínica geral em São Paulo!