Gastrite

Gastrite: sintomas causa e tratamentos

A gastrite é a inflamação e desgaste do revestimento do estômago. Pode ocorrer por vários motivos, como infecção bacteriana (causada pela bactéria Helicobacter Pylori), uso regular de certos analgésicos (anti-inflamatórios principalmente), consumo excessivo de álcool, ingestão constante de alimentos muito condimentados, entre outros.

A gastrite, geralmente, é leve e se resolve sem nenhum tratamento. Algumas mudanças na alimentação e no estilo de vida e o uso de medicamentos antiácidos costumam resolver.

No entanto, a gastrite grave ou recorrente pode ser um problema e requer tratamento imediato. Se não for tratada, pode levar ao desenvolvimento de úlcera estomacal e anemia.

No artigo a seguir, você vai saber mais sobre a gastrite, seus sintomas, causas e tratamento.

Como a gastrite ocorre

O alimento ingerido passa pelo esôfago e chega ao estômago. Neste é produzido o ácido necessário para digerir os alimentos e matar os germes. No estômago, o alimento se mistura com o ácido e depois se desloca para a primeira parte do intestino delgado.

O ácido é corrosivo. Assim, algumas das células do revestimento interno do estômago produzem muco como uma barreira natural para proteger o seu revestimento e a primeira parte do intestino delgado.

Em condições normais, há um equilíbrio perfeito entre a quantidade de ácido e muco produzidos para proteger o revestimento do estômago. A gastrite ocorre quando há desequilíbrio entre essas duas partes e o ácido danifica o revestimento do estômago.

Causas

O desequilíbrio pode ocorrer devido a muitas razões, tais como infecção bacteriana, especialmente causada pela bactéria Helicobacter Pylori, ingesta de bebidas alcoólicas em excesso, fumar e comer alimentos muito picantes.

A gastrite também pode ser causada por uma reação autoimune. Esta ocorre quando o sistema imunológico do corpo, em vez de proteger o corpo, ataca erroneamente as próprias células e tecidos, neste caso, o revestimento do estômago, e causa gastrite.

Os sintomas da gastrite incluem:

• dor ardente na parte superior do abdômen, pouco antes de comer;
  • náusea;
  • vômito;
  • sangue no vômito ou vômitos de sangue;
  • perda de apetite;
  • dor inchaço e abdominais;
  • soluços incessantes;
  • alterações nos movimentos intestinais;
  • fezes muito escuras ou com cor de sangue.

Tratamento

Algumas pessoas têm gastrite leve e não precisam de tratamento específico. Nesses casos, a doença é temporária e o corpo se cura sozinho. Se os sintomas persistirem por mais de duas semanas, é primordial consultar um médico, evitando o risco de desenvolver úlceras estomacais e câncer gástrico.

O tratamento médico da gastrite depende, em grande, parte da causa. O tratamento básico começa com antiácidos, anti-histamínicos H2 ou inibidores da bomba de prótons, que reduzem a produção de ácido e permitem que a inflamação da mucosa se restabeleça. Mudanças na alimentação e no estilo de vida também são recomendadas.