clínico geral

Quando procurar um clínico geral

Normalmente, quando há um problema de saúde, logo se pensa em um especialista que tenha alguma relação com a situação. Em caso de dor no joelho, procura-se o ortopedista; se há algum problema nos olhos, o oftalmologista é a primeira opção; uma mancha na pele pede uma visita ao dermatologista.

No entanto, há muitos casos em que o clínico geral deve ser procurado inicialmente, uma vez que esse especialista é capaz de fazer uma avaliação primária dos sintomas e, caso seja necessário, indicar um médico de área mais específica. Entenda como é a atuação desse profissional e quando deve ser procurado.

Quem é o clínico geral

Clínico geral é o termo utilizado para se referir ao médico cuja especialidade é a medicina interna. Esse profissional tem uma visão integral em relação ao organismo humano e está apto a realizar avaliações clínicas e diagnósticos iniciais. Ele pode dar orientações para certas circunstâncias que mereçam foco mais direcionado.

O médico com essa especialidade tem conhecimento aprofundado dos sistemas que compõem o corpo humano, sendo capaz de realizar diagnósticos relacionados a diversos problemas de saúde, desde doenças mais comuns a condições raras ou complexas.

Atribuições do clínico geral

Quando se pensa em clínico geral, provavelmente se pense no médico que faz o atendimento de emergência ou urgência. Isso porque sua formação permite que faça a avaliação e a identificação de grande parte dos problemas de saúde. Para a Sociedade Brasileira de Clínica Médica, esse especialista está capacitado a resolver 70% das doenças.

O clínico geral é a principal opção de profissional de saúde a quem uma pessoa pode recorrer da infância à velhice. Nesse caso, ele tem condições de fazer diagnósticos mais precisos, uma vez que tem um histórico completo desse indivíduo à sua disposição.

Esse profissional também está apto a realizar exames de rotina (os check-ups), fazer avaliações físicas, médicas e pré-operatórias, tratar de infecções diversas, problemas do sistema gastrointestinal e do sistema cardiovascular, fazer indicação de vacinas, entre outras competências.

Quando procurar

O clínico geral é recomendado em situações em que a pessoa apresenta algum mal-estar ou tenha alguma dor sem origem determinada e não sabe exatamente a qual especialidade recorrer. Ele tem conhecimento para fazer a avaliação e, se necessário, encaminhar para um médico de área específica.

Ele também deve ser procurado nas situações em que o indivíduo pretende fazer um trabalho de prevenção em relação a certas condições ou doenças. O clínico geral pode realizar um acompanhamento de longo prazo e indicar mudanças nos cuidados ou nos tratamentos.

Além disso, sendo um especialista em medicina interna, é uma opção segura quando há dúvidas em relação a diagnósticos. Com conhecimento mais amplo do organismo, ele pode analisar o quadro geral e fazer uma análise clínica ou solicitar exames que confirmem ou não a situação.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como clínica geral em São Paulo.

Comentários