check-up

Entenda a importância do check-up preventivo

O ditado popular diz que prevenir é melhor do que remediar. Isso vale também para a saúde fisica. No entanto, ainda é comum que muitas pessoas procurem um médico somente depois de um susto (uma elevação repentina da pressão, por exemplo) ou após a manifestação da doença, o que, em alguns casos, pode ser tarde demais.

Seja qual for o caso, um check-up preventivo é a melhor forma de avaliar as atuais condições do organismo e detectar problemas, antes que se tornem uma condição mais séria. Entenda, neste artigo, a importância do check-up para sua saúde e seu bem-estar.

O que é

O check-up preventivo é o nome dado a um conjunto de exames clínicos, laboratoriais e de imagem, que avaliam as condições atuais de saúde de uma pessoa e também auxiliam a descobrir precocemente de determinadas doenças, caso já esteja em desenvolvimento.

É recomendado que esse procedimento seja feito, pelo menos uma vez ao ano, por homens e mulheres a partir dos 35 anos, principalmente quem já teve algum problema de saúde mais grave ou tem histórico familiar que indica predisposição a certas doenças.

Como o check-up é feito

Inicialmente, você deve procurar um médico cuja especialidade atenda às necessidades, como um clínico geral. Na consulta, o profissional fará uma série de perguntas sobre a rotina, hábitos alimentares, histórico de problemas de saúde e familiar e outras questões pertinentes.

Além disso, o médico efetuará algumas avaliações clínicas iniciais para obter mais parâmetros, como aferição da pressão e batimentos cardíacos. A partir disso, ele solicitará a realização dos exames, de acordo com o levantamento feito até o momento.

O hemograma é um dos exames mais comuns nessas avaliações, uma vez que oferecem inúmeras informações importantes sobre a condição atual, como contagem de plaquetas, leucócitos e hemácias, nível de glicose, colesterol, triglicérides, ácido úrico e outros dados que o médico julgar necessários.

Outros exames solicitados podem ser de fezes e urina, que fornecem informações importantes sobre o funcionamento do sistema digestivo e urinário. Solicitam-se, ainda, análises feitas a partir de exames cardiológicos, dermatológicos, oftalmológicos e outras áreas.

A importância do check-up preventivo

A realização de um check-up preventivo é essencial para avaliar o estado atual e identificar possíveis doenças em estágio inicial. Quando um problema é descoberto ainda nessa fase, os tratamentos aplicados são menos invasivos e menos agressivos. A chance de cura é maior.

Para quem tem predisposição a alguma doença, os exames se tornam aliados importantes para que as condições sejam observadas e controladas de acordo com a rotina do indivíduo. Assim, evita-se ou adia-se ao máximo a manifestação da enfermidade.

Por isso, se você tem um estilo de vida pouco saudável, se há casos de doenças relacionadas ao coração ou histórico de tumor na sua família, procure o seu médico e peça a realização de exames preventivos.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como clínica geral em São Paulo.

Comentários